As ciclovias têm ganhado espaço em cidades de médio porte no Brasil, sendo cada vez mais vistas como uma solução estratégica para melhorar a mobilidade urbana, reduzir a poluição e promover um estilo de vida mais saudável. Com o crescimento populacional e o aumento do número de veículos nas ruas, investir em infraestrutura ciclo viária tornou-se essencial para tornar o sistema viário mais eficiente e sustentável.
A revitalização da ciclovia que liga as Praias do Pecado e Campista foi inaugurada neste domingo (22) com passeio ciclístico.
A entrega do projeto foi realizada pelo prefeito Welberth Rezende e segue o cronograma de inaugurações que marcam as celebrações do fim de ano.
“A ciclovia promove qualidade de vida através da atividade física, além de ser uma regência também para o nosso turismo de lazer. O espaço agora conta com maior segurança e conforto para todos”, afirmou o prefeito.
A revitalização do pavimento de 1,2 km dos 3km da ciclovia que liga as Praias Campista ao Pecado, promoveu a substituição do piso de concreto e pintura, além da instalação de guarda-corpo no trecho à margem da Rodovia Amaral Peixoto.
Benefícios das Ciclovias de Macaé
Ao incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, as ciclovias ajudam a diminuir o número de carros nas ruas.
Sustentabilidade e Meio Ambiente
O uso de bicicletas não emite gases de efeito estufa, contribuindo par
Menos veículos circulando
O incentivo ao uso da bicicleta movimenta o mercado de bicicletas, traz benefícios à saúde.
Pedalar promove benefícios para a saúde,
O município cuida de sua infraestrutura ciclo viária que contribui para uma menor incidência de doenças respiratórias relacionadas.
A relação entre ciclovias e desenvolvimento econômico
Macaé busca se inserir entre as cidades que são consideradas como referências em ciclovias como Joinville, Maringá e Juiz de Fora.
Cidades que investem em infraestrutura ciclo viária tendem a atrair mais empresas e turistas. Ciclovias bem planejadas aumentam a atratividade urbana e impulsionam o comércio local, especialmente em áreas próximas a parques, praças e mercados. Além disso, estudos indicam que ruas com ciclovias registram aumento no movimento de pedestres e ciclistas, beneficiando negócios locais.
Em cidades de médio porte, as ciclovias não são apenas um benefício estético, mas uma ferramenta poderosa para enfrentar os desafios urbanos contemporâneos. Elas promovem mobilidade sustentável, fortalecem a economia local e melhoram a qualidade de vida.
O passeio ciclístico da revitalização das ciclovias Pecado – praia Campista contou com a participação dos Secretários de Esporte, Rodrigo Caldeira, Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, Governo, Juninho Luna e do vereador Professor Michel.
.