BÚZIOS – De acordo com os relatos, a falta de manutenção adequada das redes elétricas é apontada como a principal causa das interrupções. Os comerciantes locais relatam prejuízos devido à perda de mercadorias perecíveis. Neste dia 16 mais uma vez faltou luz em quase toda a cidade, até o horário de hoje 11h,30m a Enel não havia restabelecido o sistema, causando graves transtornos também para os moradores, com perdas de produtos em seus freezers e geladeiras.
Nossa reportagem foi as ruas e viu de perto a revolta da população, que estava indignada com a falta de investimentos de manutenção, conforme a moradora da Rasa Maria Medeiros: “Já estamos cansados dessa incompetência da Enel, as autoridades precisam tomar sérias providencias contra esse desmando, não precisa ser técnico para ver o sucateamento dos sistemas de transmissão , com postes inadequados, pendurados com uma multidão de fios de internet, que aliás eles cobram para colocar e depois não fiscalizam, é um salve-se quem puder. Cadê o PROCON que não toma providencia séria, será que estão coniventes com essa situação?”
O que a Enel diz:
Ligamos para a concessionária Enel que afirmou que tem intensificado as manutenções na região e pede que os clientes utilizem os canais oficiais de atendimento para relatar ocorrências, como falta de luz ou problemas na rede elétrica. A empresa se comprometeu a realizar ações emergenciais para minimizar os impactos.
Onde a reclamação atinge mais a Enel
Consumidor.gov.br é uma plataforma do Governo Federal para a mediação de conflitos entre empresas e consumidores. De forma gratuita e um ambiente totalmente público e transparente, o serviço facilita a resolução de problemas sem burocracias e propicia o diálogo direto visando a solução alternativa de conflitos. No caso do setor elétrico, as decisões dos conflitos são monitoradas pela Aneel e outros órgãos de defesa ao consumidor.
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Pressão por soluções
Enquanto os problemas persistem, a população de Búzios segue indignada com os serviços da Enel, especialmente em um momento crítico com a chegada do verão, quando a demanda por energia tende a aumentar.
Órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, recomendam que todos os prejuízos causados pelas falhas não satisfatórias sejam documentados e reportados, para garantir a responsabilização.