Apesar de algumas alegações em contrário, beber leite cru não é seguro. Especialistas em saúde dizem que germes no leite cru podem deixar você seriamente doente.
O que é leite cru?
O leite cru vem de animais como vacas e cabras. Ele não é pasteurizado para matar germes.
Algumas pessoas acham que o leite cru tem um gosto melhor do que o leite pasteurizado. Entre as alegações de saúde em torno do leite cru estão que ele pode curar a intolerância à lactose , tratar alergias e apoiar a saúde intestinal. No entanto, pesquisas extensas mostraram que nenhum desses mitos é verdade.
Na verdade, beber leite cru pode ser perigoso para sua saúde, explica a especialista em doenças infecciosas Dra. Michelle Chan do Beth Israel Deaconess Hospital. “Estou alarmada que beber leite cru tenha se tornado uma tendência”, disse ela. “Há uma boa razão pela qual alimentos e bebidas são pasteurizados agora.”
Quais são os riscos à saúde do consumo de leite cru?
Leite cru pode carregar germes perigosos que podem causar intoxicação alimentar . A maioria das pessoas com intoxicação alimentar experimenta alguma combinação de cólicas abdominais, vômitos e diarreia.
Os germes que podem ser encontrados no leite cru e que podem causar doenças transmitidas por alimentos incluem Salmonella , E. coli , Listeria e Campylobacter .
Qualquer pessoa que beba leite cru pode ficar doente. Mas é especialmente perigoso:
- bebês, crianças pequenas e adolescentes
- mulheres grávidas
- adultos mais velhos
- pessoas com sistema imunológico enfraquecido, incluindo aquelas com câncer, diabetes ou HIV/AIDS, e aquelas que passaram por um transplante de órgão.
Nos EUA, é ilegal vender leite cru entre estados, e o leite cru é proibido em cerca de metade dos estados dos EUA. Entre os estados que o permitem, a maioria especifica que ele deve vir diretamente de um fazendeiro.
Boas práticas de higiene nas fazendas podem reduzir o risco de contaminação; no entanto, elas não podem garantir que o leite cru esteja livre de germes perigosos.
Gripe aviária e leite cru
Em março de 2024, houve um surto de gripe aviária em vacas leiteiras em vários estados, a primeira vez que vírus da gripe aviária foram encontrados em vacas.
Atualmente, há informações limitadas sobre se o vírus pode ser transmitido aos humanos por meio do leite cru de vacas infectadas. Uma carta publicada no New England Journal of Medicine relatou altos níveis do vírus no leite cru de vacas infectadas. E o FDA recomenda que os fazendeiros não fabriquem ou vendam leite cru de vacas que apresentem sintomas de gripe aviária, ou vacas que tenham sido expostas a ela.
Em um estudo desenvolvido para simular o processamento comercial de leite, a FDA e o USDA descobriram que os requisitos de tempo e temperatura de pasteurização mais comumente usados inativaram efetivamente o vírus da gripe aviária no leite pasteurizado.
O que é pasteurização?
Pasteurização é um processo que mata germes em alimentos usando calor. O leite pasteurizado é aquecido a pelo menos 145° Fahrenheit e então resfriado rapidamente. O processo foi inventado pelo cientista Louis Pasteur em 1864.
O leite pasteurizado tem os mesmos benefícios nutricionais do leite cru?
Vários estudos não encontraram evidências de que o leite cru seja mais nutritivo do que o leite pasteurizado. De acordo com o CDC e o FDA , o leite pasteurizado oferece os mesmos benefícios nutricionais do leite cru, mas sem os riscos.
Beber leite cru significa arriscar muito sua saúde, acredita a Dra. Chan. “Meu conselho”, ela disse, “é prestar atenção à pesquisa, estar ciente dos riscos associados à ingestão de leite cru e, em geral, evitar bebê-lo.”