Na última quarta feita (25/06), o Hotel Atlântico Búzios foi palco de um importante evento promovido pelo movimento ‘Faça Parte da Mudança Por Búzios’, liderado pelo arquiteto e urbanista Octavio Raja Gabaglia. O encontro reuniu cerca de 50 pessoas de diversos setores e camadas da sociedade civil do município, além de visitantes de outros municípios interessados em expandir o movimento.
O urbanista abriu o evento destacando a importância de um olhar otimista para o futuro de Búzios, considerando a cidade um modelo a ser seguido. Ele ressaltou a necessidade de ações conjuntas e orgânicas, movidas pelo esforço coletivo, e introduziu o conceito de “ilhas de excelência” como áreas de alto desempenho que podem servir de inspiração para outras iniciativas.
Os participantes foram divididos em mesas temáticas para discutir e propor ações em cinco áreas principais: Mobilidade Urbana, Descaracterização da Cidade, Segurança, Saneamento e Turismo. Cada grupo apresentou propostas concretas para enfrentar os desafios identificados, com destaque para a reforma do Plano Diretor de Búzios, a reformulação do transporte público, a facilitação da aprovação de projetos legais, a melhoria do sistema de monitoramento de segurança, a descentralização do tratamento de esgoto e a necessidade de um planejamento turístico municipal abrangente.
Ouvida por nossa reportagem a respeito da matéria, a moradora Maria do Carmo dos Santos da Rasa, disse: “” Nosso pais esta repleto de taxas e impostos que sufocam o contribuinte, o IPTU de Buzios é bem caro, alem do recebimento de royaties do petroleo ter subido muito nos ultimos anos, o que precisamos é que as leis sejam cumpridas e fiscalizadas, será que os urbanstas estão vendo as dezenas de loteamentos clandestinos que já formam um cinturão de favelização em nosso municipio, imperando um vale tudo.? “
Um ponto de consenso entre os presentes foi a importância da implementação da Taxa de Proteção Ambiental (TPA), vista como essencial para financiar a preservação ambiental e a manutenção das infraestruturas locais, garantindo a sustentabilidade de Búzios.
“Nosso objetivo é integrar a comunidade em um projeto de desenvolvimento urbano sustentável, garantindo que Búzios cresça de forma ordenada e respeitosa com o meio ambiente. A participação ativa de todos é fundamental para o sucesso desta iniciativa,” afirmou Octavio Raja Gabaglia.
O evento concluiu com a reafirmação de que o movimento Faça Parte da Mudança Por Búzios é apartidário e visa ações concretas e colaborativas para o desenvolvimento sustentável da cidade. A síntese do evento será publicada em jornal local e canais digitais, abrindo caminho para a continuidade das atividades do movimento e discussão segue em grupo no WhatsApp que pode ser acessado pelo link ttps://chat.whatsapp.com/IOHscVcqPCpIfD72xwSL9O
LINK com o documento: ttps://chat.whatsapp.com/IOHscVcqPCpIfD72xwSL9O