A Prefeitura de Búzios vem priorizando a limpeza e organização da cidade e se mostrando atenta a todas as reivindicações da população. Por isso, tem realizado a retirada dos fios em excesso de empresas de internet e telefonia que causam poluição visual e diversos transtornos a motoristas, motociclistas e pedestres.
A operação Limpa Fios é uma ação realizada através da Secretaria de Serviços Públicos e já retirou mais de 3 toneladas de “cabos mortos”, demonstrando empenho e dedicação nos cuidados com o bem-estar dos buzianos e dos turistas que frequentam o balneário.
Além da Operação Limpa Fios, a prefeitura também tem realizado diversas ações para garantir uma coleta de lixo eficiente, como a implementação do cronograma com os horários em que o caminhão passa em cada bairro. A coleta é realizada todos os dias em todos os bairros, mas é extremamente importante que a população coloque o lixo nos horários estabelecidos, para evitar mau cheiro, presença de animais e aspecto de sujeira pela cidade.
Outra medida voltada a aprimorar os serviços, é a implementação de coleta seletiva e educação ambiental através escolas municipais Darcy Ribeiro, Nicomedes, Ciléa Maria Barredo e Regina da Silveira. O projeto inclui as 28 escolas municipais.
Também será implantado no município, uma central de triagem que vai receber todos esses resíduos recicláveis, a fim de prepará-los da maneira correta para que esses resíduos sejam encaminhados para os recicladores, que são as indústrias. E é nessa central de triagem que as cooperativas que aderirem ao projeto poderão laborar e utilizar para que, ao invés de estarem catando na rua, eles possam receber os resíduos previamente classificados vindo das escolas e tem um ambiente saudável para que eles possam então fazer todo o pré-preparo para encaminhar para os recicladores.
Continua depois da publicidade:
A moradora da Rasa Maria do Carmo Santos, perguntada pela nossa reportagem sobre a medida disse: “ Essas empresas devem ser também multadas e obrigadas elas mesmos fazerem a limpeza, pois acabam transferindo a conta para o contribuinte morador do município, está na hora de implantar um choque de ordem, a cidade está crescendo e se desenvolvendo e a prefeitura deve fazer cumprir as regras de meio ambiente e as posturas, como por exemplo as calçadas totalmente irregulares e quebradas aqui no centro comercial da Rasa”