AGRONEGÓCIO – Atenta aos negócios agrários, Septem Capital, assessoria de investimentos com origem no Rio de Janeiro aposta em atuação personalizada na capital mato-grossense
O setor que apresenta 24% do PIB brasileiro, o agronegócio, está atraindo empresas estabelecidas em regiões metropolitanas para as zonas mais rurais do país. Em Mato Grosso, estado em que o agro corresponde a aproximadamente 56% da economia do estado, alguns investidores estão identificando novas oportunidades de negócios. “O PIB de Mato Grosso, entre 2002 e 2020, aumentou em um ritmo de 5,42% ao ano, o que representa o triplo da média nacional. Limitar a atuação à região Sudeste e não ter no radar um dos estados que mais cresce no Brasil não é coerente”.
PUBLICIDADE
A afirmação e análise é de Leandro Lopes, sócio fundador da assessoria de investimentos Septem Capital, que comemorou no mês de janeiro o primeiro aniversário da inauguração do escritório em Cuiabá. Com matriz no Rio de Janeiro e expansão iniciada em São Paulo neste ano, a empresa vibra com a escolha feita fora do eixo do Sudeste e explica os motivos que a levaram investir seus esforços na capital mato-grossense.
“Cuiabá é uma praça promissora e muito abastada. Identificamos a necessidade de especialistas para cuidar com profissionalismo dos investimentos por lá”, explica Leandro, que acrescenta dizendo que apesar de todo o avanço tecnológico que permitiria uma atuação em Cuiabá mesmo à distância, a presença física é fundamental.
“Os especialistas da Septem Cuiabá têm uma vasta experiência nas particularidades regionais e conseguem conciliar o conhecimento técnico às demandas dos investidores”, diz Leandro, que completou dizendo que a equipe local foi montada por profissionais que nasceram em Cuiabá ou foram criados na região.
A estratégia da assessoria de investimentos no Centro-Oeste é a mesma já colocada em prática desde a sua fundação no Rio de Janeiro, com uma abordagem personalizada para cada cliente. “Antes de falar sobre números, percentuais ou alocações, precisamos entender o ser humano que está por trás dos investimentos. Quais são as suas particularidades, receios e anseios. É importantíssimo identificar qual é o perfil de risco do investidor, sua capacidade de poupar, como é a sua composição familiar, sua empresa e fonte de renda. Até mesmo como está a saúde do investidor. Nosso propósito é entregar uma assessoria completa entendendo o investidor de forma holística e não somente ver qual investimento está rendendo mais ou menos”, disse Leandro.
Além da atuação com investidores do agronegócio, Leandro afirma que a experiência em Cuiabá traz para a Septem novas frentes de atuação devido à alta demanda de negociações com energia limpa. “A troca na região, em um ano, representou um sado muito positivo e enriquecedor para todos nós. O mercado de crédito de carbono chama muito a nossa atenção”.