A partir desta quinta-feira (1º), abastecer o veículo e cozinhar ficarão mais caros. O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo cobrado pelos estados, vai subir para a gasolina, o diesel e o gás de cozinha.
Com o novo ICMS os preços da gasolina, diesel e do gás de cozinha sobem em todo o país.
O aumento reflete a decisão de vários estados de reajustar o ICMS para os produtos em geral para compensar perdas de receita.
PUBLICIDADE
Na maior parte dos casos, os estados elevaram as alíquotas gerais de 18% para 20%. Como os combustíveis seguem um sistema diferente de tributação, os reajustes serão com valores fixos em centavos.
Anteriormente, o ICMS incidia conforme um percentual do preço total definido por cada unidade da federação. Agora, o imposto é cobrado conforme um valor fixo por litro, no caso da gasolina ou do diesel, ou por quilograma, no caso do gás de cozinha.
IMPACTOS NA INFLAÇÃO
Os especialistas em cálculos de inflação consideram que o aumento terá impacto nos números de fevereiro, o diesel por exemplo tem efeitos em cascata, aumentando os preços da cadeia produtiva, que recai consequentemente no bolso dos consumidores brasileiros.