Tartarugas, iguanas, sapos e outros pequenos animais de estimação podem transportar germes que causaram surtos de doenças.
Pequenos animais como tartarugas, iguanas e sapos são frequentemente escolhidos como animais de estimação de primeira viagem para crianças porque são fáceis de interagir e exigem pouca manutenção para famílias ocupadas. Embora possam ser divertidos, talvez seja melhor evitá-los.
A razão? “Répteis e anfíbios podem transportar germes que deixam as pessoas doentes, sendo o mais comum a bactéria Salmonella ”, diz a Dra. Elizabeth Hohmann, especialista em doenças infecciosas do Massachusetts General Hospital, afiliado a Harvard. “Esses animais vivem em ambientes quentes e úmidos onde a Salmonella prospera”.
Surtos de doenças nos EUA
Répteis e anfíbios costumam carregar Salmonella no trato digestivo, embora a bactéria não os afete. O risco de doença destes animais de estimação tornou-se tão grave este ano que o CDC alertou sobre a adopção de pequenas tartarugas de estimação após relatos de surtos de doenças por Salmonellas e hospitalizaçoes em varios estados nos EUA. (Outros animais de estimação pequenos, como ratos ou hamsters, e animais de fazenda, como galinhas, também podem transportar e espalhar a bactéria.)
Como as bactérias são transferidas dos animais de estimação para crianças e adultos?
As pessoas ficam expostas à Salmonella através do contato físico com os animais, seus excrementos, alimentos, itens como brinquedos ou pratos de comida e habitats como gaiolas, tanques, aquários e água.
“Eles pegam a bactéria nas mãos e inadvertidamente tocam a boca ou o nariz”, diz o Dr. Isto é especialmente provável em crianças mais novas.
Uma vez expostas à bactéria, as pessoas podem contrair uma infecção chamada salmonelose.
Quem tem maior probabilidade de ficar doente?
Qualquer pessoa pode contrair salmonelose, mas crianças com menos de 5 anos, adultos com 65 anos ou mais e pessoas com doenças crónicas correm maior risco de doenças graves e até de hospitalização.
“As crianças muito pequenas nem sempre seguem a higiene pessoal adequada ou entendem o protocolo de segurança ao manusear esses animais”, diz o Dr. “Adultos mais velhos e pessoas com doenças crônicas como diabetes podem ter sistema imunológico enfraquecido, o que os torna mais suscetíveis a doenças”. Nos casos mais graves, a bactéria pode atingir a corrente sanguínea e de lá infectar outros locais do corpo.
PUBLICIDADE
Quais são os sintomas desta infecção?
As características são diarréia, febre e cólicas abdominais. Esses sintomas geralmente aparecem dentro de seis horas a quatro dias após a infecção e duram cerca de quatro a sete dias.
Ligue para o seu pediatra ou equipe de cuidados primários para obter orientação se você tiver um animal de estimação que possa transmitir Salmonella .
Quando você deve procurar atendimento médico imediato?
Procure atendimento médico imediatamente se você ou seu filho apresentar algum destes sintomas graves:
- diarréia e febre superior a 102 ° F
- diarréia por mais de três dias que não está melhorando
- diarréia com sangue
- tanto vômito que você não consegue conter os líquidos
- sinais de desidratação, como não urinar muito, boca e garganta secas ou tonturas ao levantar-se.
E se você já tiver uma tartaruga de estimação?
Se você já tem uma tartaruga de estimação ou animal de estimação semelhante de alto risco, certifique-se de que todos sigam estas etapas de segurança do CDC. As crianças podem precisar de lembretes frequentes sobre lavar as mãos e brincar com segurança.
Lavar as mãos. Lave sempre as mãos por pelo menos 20 segundos com bastante sabão e água morna logo após tocar ou alimentar seu animal de estimação e após manusear ou limpar a área onde ele vive e circula. “Os adultos devem ensinar as crianças a lavar as mãos corretamente”, diz o Dr.
Jogue com segurança . Não beije ou aconchegue o animal de estimação e não coma ou beba perto dele. Mantenha-o fora da cozinha e de outras áreas onde você come, armazena ou prepara alimentos.
Limpe adequadamente . Use materiais de limpeza como banheira, esponja e esfoliante reservados apenas para seu animal de estimação. Sempre limpe gaiolas, tanques e outros itens para animais de estimação ao ar livre. Evite usar uma pia de cozinha, pois isso pode aumentar o risco de propagação de germes nos alimentos.
Mas talvez o melhor conselho de segurança seja simplesmente evitar estes animais como animais de estimação – ou pelo menos esperar até que os seus filhos sejam muito mais velhos, diz o Dr. “Provavelmente é mais seguro ficar com cães e gatos.”
Isenção de responsabilidade:
Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como substituto do aconselhamento médico direto do seu médico ou outro clínico qualificado.